domingo, 6 de junho de 2010

DANÇA E TERAPIA


A dança vem ultrapassando as barreiras do exercício físico e da arte, e passa também a ser considerada uma terapia. Pessoas tímidas usam a dança como um artifício para se expressarem melhor, já outros  vêem a dança como uma distração para os problemas.
 A depressão, por exemplo, um problema que atinge muitas pessoas, pode ser tratado através de aulas de dança. A psicóloga, Adriana Tavares, diz que “ a dança pode ajudar e muito, a progressão dos tratamentos psicológicos, mas que não pode substituí-los, mas sim dar um bom suporte.”
Além de auxiliar nos problemas psicológicos, a dança trabalha a mente e o corpo, dando uma sensação de liberdade para quem pratica, facilitando o convívio social através da coletividade exercida na dança, melhorando a auto-estima  e contribui para a construção de valores como respeito e educação.
A universitária Ayla William, que prática dança desde criança, fala como o exercício traz melhorias para a sua vida. “Desde pequena aprendo com a dança a precisar do outro para acertar o passo, assim a convivência e a socialização com outras pessoas fica cada vez mais fácil.” Além disso a dança ajuda a Ayla enfrentar os problemas do dia a dia. “Depois de um dia estressante na faculdade, no trânsito, em casa, chegar ao fim do dia e ir para aula de dança, alivia todo o estresse do dia inteiro e você vai dormir bem, com a cabeça tranqüila, depois da sensação de liberdade e relaxamento que a dança traz.”  

Nenhum comentário:

Postar um comentário