quarta-feira, 12 de maio de 2010

Mente Sã, Corpo São.

Quem dança os males espanta.  Esse fato foi constatado não apenas por bailarinos, mas por médicos. Em primeiro lugar está a sensação que todos já conheceram em uma roda de samba, em uma boate ou até mesmo no chuveiro. Quando se entrega o corpo à música, os problemas se desvanecem. Em segundo, a atividade trabalha todas partes do corpo e possui uma vasta lista de benefícios. Os dois juntos misturam prazer à saúde e, enfim, mente e corpo saudáveis.
- Tonificação muscular e perda e peso: Os passos ritmados insurgem em várias partes do corpo, várias vezes em poucos minutos. Assim, o exercício ajuda na eliminação de gorduras extras. Sendo assim, quanto a quantidade de calorias gasta assemelhasse a uma aula de ciclismo ou natação.  
- Aumento da flexibilidade: A dança pede ao bailarino que estique e contraia os músculos do seu corpo. Fazendo isso, o tempo e a qualidade que a pessoa será capaz de dispor à dançar é totalmente proporcional à sua flexibilidade.
- Aumento da Força: Devido a todas as peripécias que são exigidas do dançarino, ele acaba adquirindo músculos mais fortes e desenvolvidos.
- Aumento da Resistência: A dança é um dos esportes que mais fazem bem e põem o coração para trabalhar. A capacidade, então, de ficar mais tempo no palco ou num estúdio de dança aumenta em passos largos.
Quando se dança, existe um processo de combinação de passos, de horas suadas, erros e acertos. Para enfim, haver um grande final. Os dançarinos, assim, aprendem a trabalhar o passo a passo para serem gratificados no final e aplaudirem a si mesmos. Com tudo isso, aumentam a autoconfiança e a auto-estima. Além é claro de um bem estar generalizado, o combate a mal postura; a melhoria da respiração, disciplina, coordenação motora, concentração e melhora. Acima de todos os pontos, há a interação social que o exercício promove. Sendo ele um esporte coletivo, onde os passos são, muitas vezes, conjugados, ao olhar para o próximo e tentar entender a tarefa e, enfim, uma oportunidade para conhecer pessoas interessantes. Não há como olhar para o espelho, aplaudir-se e não sentir-se bem ao final da aula. Quem dança é, de fato, mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário